quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Livro: Extraordinário



Título original: Wonder
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Gênero: Drama
Número de páginas: 320 páginas
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Opinião da Louise:

Que livro mais liiiiindo! Já tinha ouvido falar bastante dele. E sempre ouvia falar bem, mas nunca tinha me interessado em ler ele. Até eu ver ele numa super oferta (R$9,90) e decidi comprar pra ver se realmente era bom como diziam. E pff! Não é bom, é ótimo!

A história em si é muito bonita e cheia de lições legais, sabe? Como vocês puderam ler na sinopse, Auggie tem essa síndrome que causou uma deformidade em seu rosto. Isso em si é triste. Mas esse jovem menino, embora sofra bastante exclusão por causa disso, não se dá por vencido. Ele sabe que seu rosto é realmente assustador e faz até piada disso. E isso é uma das coisas mais legais na história. Auggie é um menino comum como todos os outros e ele sabe disso. Não é aquele tipo de pessoa que tem pena de si mesma. Não mesmo.

E os demais personagens da história? Uau! A mãe (Isabel), o pai (Nate), a irmã (Via), o namorado da irmã (Justin), a cachorrinha (Daisy), os amigos Jack e Summer, Miranda... São todos personagens muito distintos e interessantes. Mas uma coisa que eles têm em comum é o fato de estarem todos ao lado do Auggie, defendendo ele como for preciso. E isso é muito legal.

Mas o que mais me chamou a atenção nesse livro foi a narração que a autora decidiu usar. A maior parte da história é contada pelo próprio Auggie e ele tem um jeito de escrever muito similar ao do Charlie, no livro "As vantagens de ser invisível" (E cá entre nós, esse é meu livro favorito!). Talvez esse tenha sido um motivo para que Extraordinário tenha captado ainda mais minha atenção. Auggie tem um jeito legal, simples e divertido de contar as coisas! E mesmo alguns outros capítulos que são contados por outras personagens também são legais! E dá pra entender bem o estilo de cada personagem através da escrita, o que é impressionante.

Então, EU SUPER RECOMENDO essa leitura! Se você gosta de histórias emocionantes, fofas, cheias de lições e aprendizados, então deve ler esse livo! Ele faz refletir bastante sobre nossos comportamentos como humanos e ele ensina muito sobre bondade. Sem dúvidas, é um dos melhores livros que eu li na minha vida!




Louise M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário