quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Livro: Mate-me quando quiser




Título Original: Mate-me quando quiser
Autora: Anita Deak
Editora: Gutenberg
Gênero: Drama
Número de páginas: 248 páginas
Sinopse: Decidindo que sua vida deveria chegar ao fim, mas sem coragem de cometer suicídio, uma mulher contrata Soares, um matador de aluguel. Resolve que sua morte acontecerá na bela cidade de Barcelona, e para isso envia ao seu futuro algoz a passagem de avião e o endereço de onde ficará na Espanha. Ele deverá matá-la no prazo de quatro meses, quando for mais conveniente. Junto com o pagamento, manda também uma foto sua, para que ele saiba quem ela é. Mas ela não quer saber como é a aparência de seu matador. O destino, porém, nem sempre cumpre à risca os planos que costumamos traçar para ele.

Opinião da Louise:

Finalmente venho aqui (como prometido) para falar um pouco sobre esse livro super legal que eu recebi da editora Gutenberg para resenhar! Sinceramente, não sei por onde começar... Talvez seja uma boa ideia começar dizendo que fiquei muito surpresa ao descobrir que esse é o romance de estreia da autora brasileira Anita Deak. Se eu não tivesse lido isso na aba do livro, provavelmente não teria acreditado. Isso porque fiquei admirada com a escrita, a estrutura do texto, a escolha de palavras e a narração repleta de detalhes. Fazia um bom tempo que eu não lia um livro assim bem escrito.

Segunda coisa que preciso ressaltar... Gostei muito de como a escritora conseguiu transformar uma história levemente tensa e cheia de problemas, intrigas e reviravoltas em algo extremamente fácil de ler. Embora o livro trate sobre assuntos mais "pesados" e mais adultos, a leitura é fácil. Os capítulos são curtos e isso também ajuda ao dar a impressão de que a leitura está sendo rápida. Ressalto isso aqui porque muitas vezes os leitores ficam impacientes quando os capítulos são muito extensos por dar a sensação de que nunca acabam. Além disso, outro motivo pra deixar a narrativa mais fácil e leve é a arte de despertar a curiosidade. E Anita Deak provou saber fazer isso muito bem! Os capítulos geralmente terminavam em momentos em que o leitor se obriga a ler o próximo, e depois o próximo, e o próximo...

Como mencionei acima, esse livro é mais direcionado ao público adulto, eu diria. Trata de assuntos mais "polêmicos" como suicídio, traição, homicídio, problemas de relacionamentos etc. Além disso, em algumas passagens, há uso de termos um pouco mais "baixos", por assim dizer. Algumas palavras de baixo calão e tal. Não que isso seja um problema. Eu realmente não considero um problema até porque no cotidiano estamos acostumados com esse tipo de palavreado. Só menciono isso aqui para que o leitor tenha essa noção de que há determinados momentos em que ele pode se surpreender um pouco.

Antes de concluir a resenha, gostaria apenas de dar um breve resumo da história, caso alguém não ache suficiente a sinopse. Afinal de contas, quando eu li a sinopse, não fazia ideia do que esperar. A partir de agora, se você não quiser spoilers ou coisas parecidas, não leia! Então... Há essa Mulher (que não recebe nome) e que tem o desejo de se matar, mas não tem coragem. Logo, ela contrata Soares, um matador profissional e o único personagem que possui, de fato, um nome na história. Achei isso no mínimo curioso (interpretações à parte). Estaria tudo bem, se a Mulher não tivesse decidido seguir um Homem aleatório em Barcelona. E, a partir daquele momento, a Mulher passa a se envolver com a história do Homem, da Loira, da Morena, do Menino e da Menina. Sim, esses são os personagens da história e é em torno deles que todo o livro se desenvolve. 

Conclusão... Se eu recomendo? Sim, eu recomendo! Gostei muito desse livro, principalmente porque eu adoro dramas e problemas. Mas já deixo de sobreaviso! Aos românticos, não pense que esse livro é romântico e que terá um final feliz. Porque não. Esse livro é realista e justamente isso torna ele tão legal! Eu diria que é um livro em potencial para entrar pra lista de leitura obrigatória da literatura brasileira no futuro. 




Louise M.

2 comentários:

  1. Sou bastante prática, digamos assim, portanto, gostei da resenha objetiva sem firulas que não dizem nada. Vou ler. Legal também esse ser o primeiro livro da autora. Bjs. Antônia - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Antônia! Que bom que gostou da resenha. O livro realmente é muito legal! Espero que você goste de lê-lo tanto quanto eu gostei. Bjs, Louise M.

      Excluir