segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Entrevista: Alisson e Lucas Costa!



E aí, pessoal? Finalmente venho aqui conforme o prometido com uma ENTREVISTA!!! (Todos comemoram! \õ/ Ou não haha). Nada mais legal pra "tirar a poeira" aqui do blog do que uma postagem diferente das normais, não acham? E tudo isso será possível graças aos queridos e atenciosos Alisson e Lucas Costa, que são os criadores de Rishynne e tiveram a paciência e a bondade de responder aos meus e-mails cheios de perguntas! Agora, chega de papo e vamos conferir!

Primeiramente, achei válido fazer uma espécie de sinopse sobre o livro. (Detalhe: essa não é a sinopse oficial disponibilizada em sites. Ela foi desenvolvida por mim a partir do resumo que os autores enviaram para mim). Acho que assim situa um pouco melhor quem não conhece o livro e torna a entrevista mais interessante também. 

"Zeph, Jenny e Sauron são três estudantes que fazem uma visita ao Centro Arqueológico da cidade em uma das aulas. O que aparentemente era um passeio comum, torna-se provavelmente uma das maiores aventuras de suas vidas. Isso porque durante essa visita, os jovens encontram pedras mágicas que foram deixadas lá por antigos guerreiros. Sem ter noção do que realmente têm em mãos, aos poucos o trio percebe que os poderes conferidos pelas pedras podem ser bastante perigosos. Como se isso já não fosse preocupante em si, surge um inimigo, o Mestre Negro, que tenta reaver as pedras. E, a partir daí, muitas emoções e descobertas aguardam esses três jovens estudantes que embarcarão na missão de suas vidas ao ir para Rhishynne (um mundo distante da Terra e que só possui acesso por meio de um portal) para deter o Mestre Negro. Batalhas, castelos, dragões e muito mais os aguardam nessa incrível aventura cheia de ação e suspense".


Já consegui captar o interesse de você até agora? Ficou a fim de ler o livro? Então eu tenho uma boa notícia! Ele está à venda no site da Saraiva (clique aqui). Por enquanto, o livro está sendo vendido apenas no formato digital, mas os rapazes pretendem fazer versões impressas assim que possível. E para ajudá-los a realizar esse sonho, que tal ajudar na compra da versão digital? ;)

Muito bem! Agora que já dei uma introdução para situar vocês, está na hora de falar um pouco mais sobre esses dois autores. Então... 

Alisson e Lucas são dois irmãos gaúchos que têm uma história bem legal pra contar. O Alisson, 25 anos, é formado em Engenharia Mecânica e, atualmente, mora em Santa Catarina. Enquanto que o irmão dele, o Lucas, 23 anos, é formado em Publicidade e Propaganda e mora em Santa Maria (RS), cidade natal dos dois. Juntos, eles escreveram uma história de poucas páginas em 2006 para um trabalho de escola do Lucas. E foi assim que surgiu Rishynne. Desde lá, ambos estão escrevendo todo o enredo e as histórias dos livros. 

1 - Considerando que um de vocês é formado em Engenharia Mecânica e o outro em Publicidade e Propaganda, como foi que decidiram a começar a escrever livros? E como vocês conciliam a profissão que vocês desempenham juntamente com a escrita? 

Tudo começou em 2006, com um trabalho de escola de Lucas.  Ele me pediu ajuda para criar uma história para entregar à prof. de Literatura e então criamos Rishynne (uma história de 9 ou 10 páginas). Naquela época, nem sabíamos o que queríamos ser quando “crescêssemos”, mas hoje entendemos que essa história é parte de nossas vidas, sempre que podemos ainda escrevemos a respeito de Rishynne.

2 - Como é trabalhar com o irmão em um livro? Isso sempre funciona de forma tranquila?

Bom, primeiramente nós discutimos a respeito do que seria o mundo de Rishynne, o que seria o enredo, personagens e “inimigos”. Dentro desse resumo que fizemos começamos a escrever, por isso acredito que nunca deu tanto conflitos, pois cada um de nós sabia o que Rishynne era e o que podíamos fazer com a história.

3 - Por enquanto, vocês só publicaram a primeira história e foi em formato digital. Vocês pretendem lançar essa história e as próximas que estão por vir no papel também? 

Com certeza! A primeira história em digital foi só o começo, já temos concluídos o segundo e terceiro livros da série e temos certeza que um dia ou outro publicaremos todas as nossas histórias a respeito de Rishynne.

4 - Falem um pouco das inspirações de vocês. Não só inspirações para escrever as histórias, mas as inspirações de vida de vocês. 

Nossas inspirações sempre vieram do mundo de ficção, se podemos dizer assim. Personagens que encantaram o mundo com suas histórias (sendo elas reais ou não) também nos encantam. Acreditamos que a verdade, a fé e o amor devem prevalecer acima de tudo.

5 - Todo escritor costuma ler muitos livros. Então, quais os livros preferidos de vocês? Vocês tiram inspirações dessas histórias também? 

Não podemos responder essa pergunta sem mencionar J.K. Rowling, escritora de Harry Potter, pois crescemos junto dessa história. Percy Jackson, Jogos Vorazes, O Hobbit. São algumas histórias lidas e que inspiraram tanto a mim quanto meu irmão.

6 - Agora, focarei um pouco mais na história mesmo... Há várias personagens em Rishynne. Vocês acreditam que (consciente ou inconscientemente) colocaram um pouco da personalidade de vocês em algumas das personagens? Se sim, quem é quem? 

Bom... Isso é complicado, tentamos criar todos personagens sem nossas características pessoais, mas como mencionou, inconscientemente acabamos por fazer, contudo a maioria de todos os personagens que irão aparecer no decorrer das histórias vieram “do zero” com características e personalidades que irão apaixonar a todos. P.S. Eu (Alisson) admiro Leyfw, Lucas gosta bastante de Sauron.

7 - O que vocês mais gostam nesse mundo fantástico que vocês criaram? 

Sem dúvida: a possibilidade de sonhar. Tentamos criar um mundo onde quase tudo é possível, e dentro dessas possibilidades colocar um pouco das fraquezas e bondades humanas, para mostrar a todos que apesar de cruel, o mundo ainda pode valer a pena.

8 - Por fim, gostariam de mandar uma mensagem aos leitores? 

É apenas o começo, pode ser que outras histórias demorem um pouco mais para serem lançadas, mas sabemos que esse início é complicado para todos novos escritores. Leiam nosso resumo, assistam nosso Book Trailer e conheçam um pouco mais sobre Rishynne que temos certeza que irão querer saber o final dessa história. Abraços.


E é isso aí, pessoal! Realmente espero que tenham gostado dessa postagem diferente. E gostaria muito de pedir que, se você leu esse livro ou pretende ler, deixe um comentário aqui! Tenho certeza de que os rapazes ficarão muito felizes em receber uma resposta de vocês. :)


Louise M.

8 comentários:

  1. Olá Louise, tempo que não dava uma passadinha aqui, achei muito "cool" a entrevista com os autores, gostei mesmo porque são brasileiros e do RS bem pertinho daqui PE rsrs. Fico torcendo para que consigam publicar em papel. Muito bom o resumão. Acho que aí falam "guri" então um abração para os "guris" que acho significa rapazes. João Paulo Scolari. Mais uma coisa, fui uma vez para o Rio Grande do Sul com meu tio, gostei muito das comidas e do sotaque, é bem difrente "Bah Tchê".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João Paulo! :) Obrigada por deixar seu comentário! Tenho certeza de que os "guris" (que significa rapazes, de fato) ficarão gratos! Quando quiser fazer nova visita, o RS estará lhe esperando com muita comida boa! haha Abraços

      Excluir
  2. Meninos adorei a resenha do livro de vocês, estou muito afim de ler.
    Espero que vocês consigam realizar todos os seus sonhos. Parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Josi! *-* Tomarei as devidas providências para que os autores leiam os comentários que deixarem para eles! Beijo

      Excluir
  3. Gostei, torcendo para publicação do livro tradicional.
    Janice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Janice! Obrigada pelo comentário. Também estou torcendo! ;) Beijo

      Excluir
  4. Boa tarde Lola, pelo que li e vi no blog acho que está com agenda cheia, quando puder publica algo parecido novamente, gostei do formato. Um beijão para você e para os autores. Vitória C. Corrêa/Ribeirão Preto. PS.: Conheço a cidade de Santa Maria fiz curso na UFSM.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vitória! :) Obrigaaada por entrar em contato! Estou meio ausente, mas assim que conseguir postarei mais coisas nesse estilo, sim! Um beijão pra você também!!

    ResponderExcluir