segunda-feira, 23 de julho de 2012

Livro: O melhor de mim



Nome Original:
The Best of Me
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance/Drama
Número de páginas: 272 páginas
Sinopse: Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. 

Opinião da Louise: 

Como uma fiel romântica incurável, posso afirmar que amei esse livro. E também posso dizer que Nicholas Sparks, mais uma vez, mostrou todas as suas habilidades como escritor romântico e dramático. 

Confesso que, ao começar a ler o livro, não estava achando aquela coisa. Quero dizer, estava achando bom, mas nada extraordinário. Desconfio que seja porque nos primeiros capítulos não temos ação, ou seja, nesses capítulos o autor nos faz conhecer os protagonistas e entender como foram suas vidas durante todos os anos desde a última vez em que se viram. E, creio eu, toda essa história é necessária para entender acontecimentos posteriores. Portanto, não é enrolação. 

Sem dar spoilers, o que posso dizer é que a história de amor de Amanda e Dawson é fabulosa. Eles tem uma conexão incrível e é impossível não desejar uma paixão como a deles. Afinal de contas, ela (a paixão) sobreviveu todos os anos difíceis depois da separação dos dois. Outra coisa interessante é que esse é um romance entre duas pessoas adultas (ambos tem 42 anos) e que sabem as consequências do que suas ações podem provocar nas outras pessoas, especialmente na família de Amanda. 

Outra coisa que também não posso deixar de comentar é o fato de que Nicholas Sparks misturou várias histórias dentro deste livro. Quer dizer, tinha momentos em que ele parava de contar o que estava acontecendo com Amanda e Dawson, para se centrar na vida de personagens secundárias, como a família de Amanda, os primos de Dawson, conhecidos da cidade... E isso tudo tem um propósito, claro. Afinal, o autor não é daqueles que "enche linguiça". Podemos observar os problemas de cada uma das pessoas que fazem parte dessa história e é impossível não perceber um deboche nas entrelinhas, isto porque Sparks mostra as diferentes preocupações das personagens que compõem o livro. Ou seja, ao mesmo tempo que tem pessoas tomando decisões complicadas e que podem mudar toda a sua vida, tem outras se preocupando como vão arranjar um jeito de matar um inimigo. 

Vou finalizar minha pequena resenha aqui. Então, se você gosta de histórias de romance ou drama e, principalmente, se você gosta dos livros de Nicholas Sparks... Leia O Melhor de Mim. E leia até o fim, pois as reviravoltas na história podem ser surpreendentes! 


 Louise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário