terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Livro: Tamanho 42 não é gorda



Título Original: Size 12 is not fat
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Gênero: Policial, Comédia, Romance.
Número de páginas: 411
Sinopse: Heather Wells está no fundo do poço: perdeu seu namorado, nenhuma gravadora se interessa por suas músicas, ganhou peso e só entra em roupas tamanho 42, o pai está atrás das grades e a mãe fugiu para Buenos Aires com suas economias – e seu agente! Mas, aos poucos, as coisas parecem que vão se ajustar. Ela consegue um novo emprego como inspetora em uma faculdade de Nova York e está feliz com seu novo manequim. Mesmo sem o glamour e glória dos dias de ídolo teen, tudo parece ter melhorado. Ou será que ela está enganada? De uma hora para outra, uma estudante morre misteriosamente no poço do elevador do campus. Os policiais e a diretoria estão prontos para declarar a morte como acidente, mas Heather conhece os adolescentes, e meninas não brincam com elevadores. (...) À primeira vista, a vida de detetive pode parecer uma irresistível aventura, com altas doses de adrenalina, mas a realidade é potencialmente perigosa. Alguns riscos podem ser fatais e nada é capaz de irritar mais um assassino do que uma ex-estrela pop corpulenta enfiando o nariz onde não é chamada…

Opinião da Louise:

Já faz algum tempo que eu estava em busca desse livro (e dos outros dois da coleção), mas não encontrava as capas que eu queria. Quero dizer, o primeiro só tinha uma outra capa que eu achei bem feia. Até surgir a oportunidade de dar um pulinho na capital, ir num shopping de lá e conseguir comprar a coleção de livros mais lindas que eu já vi na minha vida! *-* Sério mesmo, as capas são simplesmente maravilhosas! E eu garanto, a história é tão linda quanto a capa. Coisa boa, né?

Eu li alguns livros da Meg Cabot quando eu tinha uns nove, dez anos de idade. Adivinhem só? Sim, alguns livros da coleção da Princesa Mia! E eu lembro que adorava o jeito de escrever da escritora, mas nunca mais tinha lido nada dela. Então, fiquei com um pouco de medo de comprar os três livros de uma vez só (mas era minha única chance de tê-los!) e não gostar mais do jeito de escrever da escritora, sabe? Felizmente, não me arrependi e estou ansiosa para começar a ler o segundo e o terceiro livro o mais rápido possível!

A protagonista, que também é a narradora, Heather Wells parece ser a pessoa mais "coitada" do mundo: ela era uma pop star teen famosa por sua música "Vontade de te comer" e, de repente, se vê no fundo do poço. Ela aceita o cargo de diretora-assistente em um "conjunto residencial estudantil" (como ela faz questão de lembrar o tempo todo). Um emprego normal, certo? O problema é quando estudantes começam a morrer e Heather está decidida de que a causa das mortes não é acidental. Então, ela começa a investigar... Embora ninguém mais ache que Heather está certa. Já dá pra perceber que vai rolar confusão na certa, não é? E o mais legal é que Heather não é uma investigadora profissional. Ela só sabe o que assiste em programas de televisão como CSI e Law&Order. Então, ela é alguém comum como qualquer uma de nós, tentando desvendar um crime que ninguém sabe se realmente aconteceu. 

Além disso, a narrativa é bem gostosa e suave. A protagonista vive tendo os pensamentos mais malucos e sonhos mais absurdos do universo, como por exemplo, ficar imaginando como vai ser o dia em que ela abrir um negócio com o amor da sua vida sendo que o amor da vida dela nem sabe disso!, ter filhos ela sabe até o nome e a ordem em que os filhos vão nascer, como se isso fosse possível de prever! e tal. Consegui rir bastante enquanto ajudava Heather a desvendar os mistérios. A única coisa que achei extremamente irritante durante a leitura foi a repetição de "sabe como é" a cada cinco linhas. Sei que no inglês as pessoas tendem a falar muito "you know" (que seria a tradução de "sabe como é"), mas a escritora não precisava colocar tanto isso na escrita. Quero dizer, havia isso na narração, nas falas da protagonista, nas falas das outras personagens... Em toda a parte! Li tanto isso que, de vez em quando, sabe como é, falo isso no meio das minhas frases! rs 

Vou parar por aqui, se não vai ficar uma resenha muito grande! Para garotas que gostam de Meg Cabot, com certeza, vocês não vão se decepcionar. Para garotas que nunca leram Meg Cabot, que tal tentar ler esse livro e se apaixonar? Para garotos no geral, o livro é bastante "feminino", por assim dizer. Duvido muito de que vocês possam gostar, mas quem sabe, né?



 Louise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário